quinta-feira, 10 de março de 2011

Simulado de História Geral


1. O domínio da Igreja Católica na Idade Média também era garantido por meio do controle do tempo. Era um tempo religioso em, segundo o historiador Jacques Le Goff, “havia um conflito entre o tempo da Igreja e o tempo dos mercadores”. Esse conflito existiu porque a ideologia da época afirmava-se sobre uma economia:


a) mercantilista


b) industrial


c) militarista


d) agrária


e) escravista



2. O modo de produção feudal caracterizou-se pela:


a) mão-de-obra escrava e comércio à base de trocas.


b) utilização de terra como dinheiro.


c) mão-de-obra camponesa e produção agrícola destinada aos sacerdotes


d) mão-de-obra camponesa dentro de relações servis.


e) mão-de-obra assalariada com o trabalhador preso à terra.




3. A crise do século XIV foi marcada por graves acontecimentos, entre eles, a


a) tomada de Constantinopla pelos turcos.


b) queda do Império Bizantino


c) depressão dos anos 30 e a peste negra.


d) guerra dos cem anos e revoltas do proletariado.


e) peste negra e revoltas camponesas.




4. O modo de produção feudal tem como característica:


a) o trabalhador como propriedade do senhor feudal.


b) o produtor pagando em forma de trabalho pelo direito de utilizar a terra para seu uso.


c) a proximidade de rios, mares e lagos.


d) a utilização da caça e pesca como principais meios de subsistência.


e) o campesinato alugando sua força de trabalho em troca de um salário.




5. Assinale uma causa da decadência do feudalismo.


a) A expansão marítima européia.


b) A diminuição do contingente de escravos disponíveis.


c) A crise do século XIV.


d) A rearticulação da conjuntura política européia.


e) O aumento da produção que levou os preços a uma queda, causando deflação.





6. Dentro do rígido esquema da sociedade medieval é possível identificar:


a) os religiosos, os combatentes e os escravos.


b) os senhores, os cavaleiros e os servos da gleba.


c) os burocratas, os ricos e os pobres.


d) os que lutam, os que rezam e os que trabalham.


e) os que comerciam, os financistas e os operários.




7. A separação do Império Romano em duas partes, trouxe grandes conseqüências para ambos lados. Assinale a alternativa que demonstre a conseqüências dessa divisão para o Ocidente e Oriente


a) O Ocidente acabou se isolando, o comércio e a vida urbana diminuíram sensivelmente. O Oriente se dinamizou e preservou a herança cultural greco-romana.


b) O Ocidente entrou em guerra com o Oriente. Este último acabou entrando em decadência devido a derrota no conflito.


c) O Ocidente se isolou, porém continuou unido ao Oriente graças a religião, pois ambos professavam o catolicismo romano.


d) Ambas civilizações lutaram contra os muçulmanos nas Cruzadas.


e) O Oriente acabou entrando em decadência após a expansão árabe, enquanto o ocidente expandia seu comércio pela Ásia.



8. Entre os fatores que aceleraram a desintegração do sistema feudal, podemos incluir:


a) as idéias renascentistas, valorizando o racionalismo e o humanismo, via antropocentrismo.


b) a contra-reforma facilitando a passagem do feudalismo para o capitalismo comercial, no campo ideológico-religioso.


c) a defesa do teocentrismo, da esfericidade da Terra e do heliocentrismo.


d) a Inquisição instaurada pelo Concílio de Trento e a atuação dos jesuítas.


e) a permanência do trabalho servil e a manutenção do poder local dos senhores feudais.




9. “Compara-se a exploração da mão de obra infantil dos dias atuais com a da Primeira Revolução Industrial.” Sobre a Primeira Revolução Industrial, pode-se afirmar que


a) ocorreu no século XVIII, apenas nos países da Europa Central de religião protestante.


b) quando se estendeu ao resto do mundo, no século XIX, o trabalho do menor já estava regulamentado pela Organização Internacional do Trabalho.


c) as novas técnicas permitiram a substituição de trabalhadores homens por mulheres e crianças visando a menor remuneração.


d) as crianças operárias eram menos exploradas pelo capitalista do que os aprendizes pelos mestres nas oficinas medievais.


e) tal como hoje, o trabalho das crianças só era empregado quando o dos adultos não era suficiente para atender à demanda.




10. Dentre os pré-requisitos para o pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial, destacam-se:


a) o cercamento dos campos (enclousure), a exploração colonial e a adoção do protecionismo alfandegário.


b) o êxodo urbano, o liberalismo econômico e a mecanização, por falta de mão-de-obra-disponível.


c) a ampliação de mercados consumidores coloniais, decorrentes da imigração de grandes contingentes populacionais europeus.


d) a defesa do absolutismo e do mercantilismo, contra os interesses liberais de livre concorrência.


e) desaceleração do êxodo rural e fixação da população no campo, em razão de uma efetiva reforma agrária.



11. A expansão marítima de Portugal, a partir do século XV, decorreu, entre outros fatores:


a) da pressão, exercida pela Inglaterra, sobre a economia portuguesa.


b) da formação de um Estado apoiado em grande industrialização.


c) do poderio econômico que a nobreza feudal possuía.


d) de condições favoráveis advindas da centralização política.


e) da descentralização do Estado pela burguesia rural.




12. Os portugueses e espanhóis utilizaram várias formas de dominação sobre os indígenas e isso provocou um grande extermínio e o desaparecimento de nações indígenas. As mais conhecidas formas de dominação foram:


a) a escravidão nas reduções jesuíticas.


b) os casamentos e as alianças de guerra entre os índios do litoral e os do interior.


c) a exploração das rivalidades entre os índios e os jesuítas.


d) a violência das armas, das doenças e da escravidão.


e) o extermínio maciço através das armas exclusivamente.

 


13. Governar em nome de Deus e somente a ele prestar conta de seus atos foi a teoria que justificou na Europa


a) a concentração de poder na pessoa do rei.


b) a separação da Igreja do Estado.


c) a prática de que “o rei reina, mas não governa”.


d) a adoção do liberalismo na esfera da política.


e) o reconhecimento do poder dos papas.


14. O Estado Moderno criou uma política econômica conhecida como mercantilismo que visava fundamentalmente:


a) promover a paz social com medidas de ordem interna.


b) promover a fé católica como forma de aumentar o poder do Estado.


c) fortalecer militarmente o Estado para sobrepujar a nobreza.


d) a não intervenção do Estado na economia.


e) promover a prosperidade nacional e aumentar o poder do Estado.



15. Durante o período Renascentista, surgiu uma prática denominada mecenato, que consistia em


a) burgueses que patrocinavam artistas.


b) ato de comprar obras de arte para revender.


c) proteção à cultura medieval.


d) burgueses que expunham quadros de artistas, mediante pagamento de comissão.


e) forjar uma arte independente do Estado.




16. A Reforma Protestante ocorrida na Europa durante o século XVI, só foi possível graças a uma série de problemas que ocorriam na Igreja Católica. Dentre estes problemas, podemos destacar:


a) a dura reação da Igreja contra a colonização americana.


b) a corrupção clerical e o pagamento de indulgências.


c) o apoio que ela concedeu aos cientistas renascentistas.


d) a maciça popularização da Bíblia.


e) o pagamento das indulgências e a luta pelo celibato clerical.



17. Indique as alternativas corretas:


I) As civilizações americanas encontradas na Mesoamérica eram tão desenvolvidas quanto as européias.


II) A civilização maia formou o império mais centralizado entre todas as civilizações americanas.


III) A economia dos astecas e maias baseava-se na extração de minérios.


Estão corretas:


a) Todas afirmativas estão corretas.


b) Apenas as afirmativas I e II


c) Nenhuma alternativa está correta.


d) Apenas a afirmativa III


e) Apenas a afirmativa I




18. As afirmações abaixo dizem respeito ao imperialismo, que se caracteriza:


I) por formas de cooperação e assistência econômica e pela dominação cultural dos países ricos sobre os países pobres.


II) pelo respeito às posições políticas de cada país, pela exportação de capitais e por reservas de mercado.


III) pelas formas de dominação por uma grande potência, pela exportação de capitais e pelo objetivo de assegurar reservas de mercado.


Assinale a alternativa correta:


a) apenas a afirmação I é correta.


b) apenas a afirmação II é correta.


c) apenas a afirmação III é correta.


d) apenas as afirmações I e II são corretas


e) todas as afirmações são corretas.



19. A expressão “Revoluções burguesas” refere-se a múltiplas transformações ocorridas na Europa. A alternativa que condiz com a citada expressão é:


a) domínio da atividade comercial e crescente urbanização da sociedade européia ao final da Idade Média.


b) processo de expansão comercial comandado pela burguesia e pelos Estados Nacionais europeus ao longo da Época Moderna.


c) movimentos diversos que determinaram mudanças de natureza social, econômica e jurídico-política, encontrando sua expressão clássica na Inglaterra do século XVII e na Revolução Francesa.


d) revoluções responsáveis pela implantação do Parlamentarismo na França e pela condução de Luís XVI ao poder da Inglaterra.


e) revoluções comandadas por Kerensky e Lênin respectivamente em março e outubro de 1917 na Rússia Czarista.





20. As idéias da Revolução de 1848 estavam diretamente relacionadas às da Revolução Francesa de 1789, cujos líderes defendiam:


a) os ideais franceses de socialização e proletarização contra a desigualdade provocada pelo capitalismo.


b) as ideologias comunista e utópica francesas favoráveis ao controle do estado pela ditadura do proletariado.


c) as teorias socialista e democrática francesas adotadas pelos defensores das idéias republicanas.


d) os princípios de liberdade e igualdade francesas contra as tiranias do Antigo Regime.


e) as doutrinas anarquista e coletivista francesas defendidas durante as Revoluções Burguesas.





GABARITO
1. D; 2. D; 3. E; 4. B ;5. C; 6. D; 7. A ; 8. A; 9. C; 10. A; 11. D; 12. D; 13. A; 14. E; 15. A;
16. B; 17. E; 18. C; 19. C; 20. D.

Fonte: JC&E

2 comentários:

  1. Brincadeira esse blog! Deveria haver um link específico para colocar essas questões de concurso. Eu entro aqui pra buscar informações sobre concursos e artigos interessantes na área e me deparo com um simulado de história geral. Pra mim, isso é encher linguiça.

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  2. Thank you for sharing the info. I found the details very helpful.

    paxil

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