terça-feira, 1 de março de 2011

Ministro da Educação garante concursos este ano

Da Agência de Notícias da UFPE

O ministro da Educação, Fernando Haddad garantiu, durante sua visita à UFPE ontem (28), a realização de concursos públicos para docentes e servidores técnico - administrativos, este ano e em 2012. Segundo ele, serão oferecidas pelo menos cinco mil vagas para professores até o final de 2012 em universidades federais brasileiras, além da consolidação de obras de infraestrutura resultantes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O ministro afirmou que os cortes no orçamento, confirmados ontem pelo Governo federal, não atingirão o processo de ampliação do ensino público e gratuito iniciado no governo Lula, quando os recursos para o setor foram “mais que triplicados”.

"A política de interiorização é fruto de uma nova visão de estado, é uma das formas de reordenar o território brasileiro e evitar o inchaço das capitais, criando oportunidades de desenvolvimento intelectual aos jovens de cidades mais afastadas das regiões metropolitanas, para que estes possam colaborar com o desenvolvimento regional, um antigo sonho dos educadores”, defendeu o ministro.

Segundo Haddad, o Programa está levando perfil docente da melhor qualidade para cidades como Petrolina, Caruaru, Garanhuns e Vitória. A presença de Institutos e Universidades Federais atrai indústrias e a urbanização ganha novo caráter, a exemplo da cidade de Vitória que está atraindo investidores em diversas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário