Da Agência de Notícias da UFPE
O ministro da Educação, Fernando Haddad garantiu, durante sua visita à UFPE ontem (28), a realização de concursos públicos para docentes e servidores técnico - administrativos, este ano e em 2012. Segundo ele, serão oferecidas pelo menos cinco mil vagas para professores até o final de 2012 em universidades federais brasileiras, além da consolidação de obras de infraestrutura resultantes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
O ministro afirmou que os cortes no orçamento, confirmados ontem pelo Governo federal, não atingirão o processo de ampliação do ensino público e gratuito iniciado no governo Lula, quando os recursos para o setor foram “mais que triplicados”.
"A política de interiorização é fruto de uma nova visão de estado, é uma das formas de reordenar o território brasileiro e evitar o inchaço das capitais, criando oportunidades de desenvolvimento intelectual aos jovens de cidades mais afastadas das regiões metropolitanas, para que estes possam colaborar com o desenvolvimento regional, um antigo sonho dos educadores”, defendeu o ministro.
Segundo Haddad, o Programa está levando perfil docente da melhor qualidade para cidades como Petrolina, Caruaru, Garanhuns e Vitória. A presença de Institutos e Universidades Federais atrai indústrias e a urbanização ganha novo caráter, a exemplo da cidade de Vitória que está atraindo investidores em diversas áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário